O Facebook e o Skype estão prestes a anunciar uma parceria estratégica que integrará os serviços da rede social com os do site de telefonia. A notícia foi divulgada pelo site de tecnologia All Things D, que teve contato com fontes ligadas ao assunto.
Com o novo serviço o usuário poderá mandar mensagens de texto ou fazer ligações telefônicas para os seus amigos a partir da sua página pessoal no Facebook. Especula-se que o serviço também permitirá a realização de chamadas de vídeo através de webcam.
As novas ferramentas devem vir na versão atualizada do Skype 5.0, que será lançada no início do mês que vem. Com a integração o usuário poderá se conectar ao serviço de telefonia usando apenas as suas credenciais do Facebook.
Segundo o Mashable, este é um passo lógico para as duas empresas. Com a parceria o Facebook pretende oferecer novas maneiras de interação entre seus usuários, e assim acirrar a concorrência com o Google Talk, que é bastante integrado com o Gmail e já oferece chamadas de vídeo e de voz. O Skype, por sua vez, poderá acrescentar todas as pessoas cadastradas no Facebook à sua base de usuários.
A rede social tem mais de meio bilhão de pessoas cadastradas, enquanto o site de telefonia online possui cerca de 560 milhões de usuários registrados, sendo que 124 milhões deles usam o serviço ao menos uma vez por mês.
Apesar dos fortes rumores, nenhuma das duas empresas quis se manifestar a respeito do assunto.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
BlackBerry lança tablet para executivos
A canadense Research In Motion, fabricante dos smartphones BlackBerry, apresentou esta semana o seu primeiro computador em formato tablet. Em um claro retorno às suas origens, a companhia disse que o novo aparelho, o BlackBerry Playbook, é focado principalmente nos usuários corporativos.
Para diferenciar o PlayBook do iPad – aparelho da Apple que já vendeu 3 milhões de unidades - Michael Lazaridis, executivo da R.I.M., disse que o novo tablet contém várias funções que foram requisitadas pelos departamentos de TI das corporações.
Na conferência em que apresentou o produto, realizada em San Francisco, Lazaridis chamou a novidade de “o primeiro tablet profissional do mundo”. O executivo enfatizou mais de uma vez que o aparelho é totalmente compatível com os servidores especiais que os governos e corporações usam para controlar e monitorar os telefones BlackBerry dos seus funcionários.
Entre as novas funções do PlayBook estão dispositivos que permitem a exibição de conteúdos em monitores de computador ou aparelhos de televisão. O novo tablet também abre sites que usam o Adobe Flash, algo que não pode ser feito com o iPad.
Segundo o New York Times, a R.I.M. fica bem atrás da Apple em termos de aplicativos para os seus aparelhos de mão. Mas imediatamente após o anúncio do PB, a Amazon disse que vai introduzir um aplicativo de e-book do Kindle para o tablet.
Ao contrário dos iPads mais sofisticados, o PlayBook não pode ser conectado diretamente à redes de celular. No entanto, os usuários poderão se conectar à internet através de redes Wi-Fi ou via conexão Bluetooth do BlackBerry.
A R.I.M. não revelou quanto o aparelho vai custar. E apesar de não ter firmado nenhuma data, a empresa insinuou que o PlayBook deve chegar às lojas no início do ano que vem.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Passando o iPhone na roleta
Os cidadãos de Nova York agora podem pagar as tarifas de metrô, ônibus e trem usando apenas um iPhone. A iniciativa faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Visa, e que conta com a parceria dos Departamentos de Trânsito de Nova York e de Nova Jérsey e das Autoridades Portuárias das duas cidades.
Em vez de ter que comprar ou abastecer o cartão do metrô, os usuários só precisam passar os seus iPhones por um leitor óptico. E segundo o Mashable, a Visa já está trabalhando com o Bank of America para levar o sistema de pagamentos via smartphone – o payWave – também para as lojas da cidade de Nova York.
A tecnologia funciona da seguinte forma: smartphones equipados com um sensor especial transmitem a informação do pagamento para leitores ópticos localizados nas roletas.
A Visa também está implementando o sistema payWave em Kuala Lumpur, Singapura, Paris, Istambul e Londres.
Para entender melhor como a novidade funciona, veja este vídeo que a Visa produziu:
Em vez de ter que comprar ou abastecer o cartão do metrô, os usuários só precisam passar os seus iPhones por um leitor óptico. E segundo o Mashable, a Visa já está trabalhando com o Bank of America para levar o sistema de pagamentos via smartphone – o payWave – também para as lojas da cidade de Nova York.
A tecnologia funciona da seguinte forma: smartphones equipados com um sensor especial transmitem a informação do pagamento para leitores ópticos localizados nas roletas.
A Visa também está implementando o sistema payWave em Kuala Lumpur, Singapura, Paris, Istambul e Londres.
Para entender melhor como a novidade funciona, veja este vídeo que a Visa produziu:
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Plástico verde no Polo de Triunfo
A Braskem inaugurou na última sexta-feira a maior fábrica de plástico verde do mundo. A unidade, que fica no Polo Petroquímico de Triunfo, tem capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano. Esse volume representa 12% do total de polietileno produzido anualmente pela empresa, que é líder mundial em química sustentável. O investimento no projeto foi de 500 milhões de reais.
Além de ser produzido com a cana-de-açúcar, uma matéria prima 100% renovável, o plástico verde ajuda a reduzir as emissões de carbono. Para cada quilo de polietileno verde produzido, estima-se que 2,5 quilos de carbono são retirados da atmosfera. Isso ocorre porque a cana-de-açúcar retira gás carbônico da atmosfera para produzir a sacarose que dá origem ao etanol.
Para se ter uma noção, a produção de um quilo de plástico comum, feito com petróleo, emite 2,5 quilos de carbono na atmosfera.
Mas apesar de ser produzido de maneira ecologicamente correta, o plástico verde não é biodegradável. Se for jogado na natureza, ele vai levar o mesmo tempo que o polietileno comum levaria para se decompor. Mas segundo a empresa, o produto pode ser reciclado como qualquer outro plástico.
A Braskem não divulga quanto a novidade vai custar, mas o mercado estima que o preço da resina sustentável seja até 30% maior que o da convencional. Mesmo sendo mais caro, dois terços da produção da nova fábrica já estão com as vendas garantidas. Aproximadamente 70% do material vai embarcar para o exterior, principalmente para Europa, Japão e Estados Unidos. Segundo a petroquímica, empresas como Natura, Procter & Gamble, Tetra Pak e Johnson & Johnson fizeram encomendas do produto.
O plástico verde tem as mesmas propriedades e aparência de um polietileno comum. Por isso ele pode ser aplicado na fabricação de qualquer produto que usa esse tipo de polímero: frascos, embalagens, sacolas, peças de automóveis e móveis. A semelhança é tão grande que, para diferenciá-lo, a empresa vai colocar um selo onde se lê "I'm Green" (Sou Verde, em inglês).
domingo, 26 de setembro de 2010
Aventura microscópica
Filmado usando o Celescópio, invenção que reúne um celular conectado a um microscópio, Dot é o menor filme em stop-motion já feito. Mas não é que ele tenha apenas poucos segundos de duração, e sim que todos os seus elementos são realmente muito pequenos.
Realizado pela Sumo Science at Aardman, a produção conta a história de Dot, uma garota de 9mm que luta para sobreviver em um mundo microscópico.
Os figurinos foram feitos com uma impressora 3D e eram tão minúsculos que tiveram de ser pintados com a ajuda de um microscópio.O filme, que foi todo feito com a câmera do Nokia N8, entrou para o livro Guinness de recordes.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Seu PC na tela do iPad
Se você tem um iPad, mas o seu computador – laptop ou desktop – é um PC que roda usando Windows, você já deve ter pensado que seria ótimo se os dois pudessem ser sincronizados. Pois agora podem.
O Splashtop Remote é um aplicativo para iPad que faz a tela do seu PC aparecer no display do tablet. O sistema é fácil de instalar e custa apenas 6,99 dólares na iTunes Store. A única exigência é que os dois aparelhos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi, ou seja, não dá para deixar o PC em casa e acessá-lo remotamente através do iPad.
Você faz um download do aplicativo para o seu PC, instala e coloca uma senha. Depois, basta passar o Splashtop para o iPad que ele automaticamente encontrará seu computador. Coloque a senha e pronto: a tela do seu PC vai aparecer no tablet.
Uma tela de apresentação vai explicar como controlar as funções através do touchscreen. Segundo o New York Times, o Splashtop é bem fácil de usar. Para facilitar a adaptação do usuário, ele aumenta o teclado virtual do tablet com teclas extras, o que permite importantes comandos do Windows, como o Ctrl-C.
A grande vantagem do aplicativo é que com ele você pode mexer em arquivos do Office ou ver vídeos em Flash em qualquer lugar da casa usando apenas o iPad, sem precisar carregar o peso extra e a bateria de pouca duração do laptop.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Energia vulcânica
Povoada por vários vulcões em atividade, a América Central está se aproveitando da sua peculiar geografia para produzir energia limpa. E como a demanda por eletricidade já está acima da capacidade de produção dos países, medidas que diminuam a dependência das importações de petróleo se tornam cada vez mais importantes. Isso porque o óleo ainda é a principal fonte geradora de energia.
Situada acima de placas têctonicas móveis conhecidas por causarem terremotos e erupções vulcânicas, a região tem um grande potencial para a produção da energia geotérmica, que é gerada pelo calor armazenado nas profundezas da terra.
Apesar de terem uma construção muito cara, as usinas geotérmicas são uma confiável e duradoura fonte de eletricidade. Além disso, elas são mais ecologicamente corretas que as hidrelétricas, que muitas vezes alteram de forma bastante acentuada a flora e a fauna das regiões onde são instaladas.
Canos levam a água até a região próxima aos vulcões. Para ser aquecida, a água passa por câmaras feitas com pedra de lava fundida que são construídas nas profundezas do terreno. A água sai das câmaras a uma temperatura de 175 graus e é levada pelos canos de volta para a usina, onde o vapor é usado para gerar energia.
A Guatemala, maior país da América Central, planeja que 60% da sua energia seja gerada por geotérmicas e hidrelétricas até o ano de 2022. Para isso, o governo local está oferecendo incentivos fiscais para a implantação de usinas movidas a calor vulcânico. Já as agências reguladoras estão exigindo que os distribuidores comecem a comprar energia limpa em larga escala. Segundo a Reuters, atualmente o país gasta cerca de 2 bilhões de dólares por ano em importações de petróleo.
Já em El Salvador, mais de um quinto da energia consumida é gerada por duas geotérmicas, e há pesquisas para a construção de uma terceira. A Costa Rica, por sua vez, possui quatro dessas usinas e, em janeiro do ano que vem, a quinta entrará em operação.
Situada acima de placas têctonicas móveis conhecidas por causarem terremotos e erupções vulcânicas, a região tem um grande potencial para a produção da energia geotérmica, que é gerada pelo calor armazenado nas profundezas da terra.
Apesar de terem uma construção muito cara, as usinas geotérmicas são uma confiável e duradoura fonte de eletricidade. Além disso, elas são mais ecologicamente corretas que as hidrelétricas, que muitas vezes alteram de forma bastante acentuada a flora e a fauna das regiões onde são instaladas.
Canos levam a água até a região próxima aos vulcões. Para ser aquecida, a água passa por câmaras feitas com pedra de lava fundida que são construídas nas profundezas do terreno. A água sai das câmaras a uma temperatura de 175 graus e é levada pelos canos de volta para a usina, onde o vapor é usado para gerar energia.
A Guatemala, maior país da América Central, planeja que 60% da sua energia seja gerada por geotérmicas e hidrelétricas até o ano de 2022. Para isso, o governo local está oferecendo incentivos fiscais para a implantação de usinas movidas a calor vulcânico. Já as agências reguladoras estão exigindo que os distribuidores comecem a comprar energia limpa em larga escala. Segundo a Reuters, atualmente o país gasta cerca de 2 bilhões de dólares por ano em importações de petróleo.
Já em El Salvador, mais de um quinto da energia consumida é gerada por duas geotérmicas, e há pesquisas para a construção de uma terceira. A Costa Rica, por sua vez, possui quatro dessas usinas e, em janeiro do ano que vem, a quinta entrará em operação.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Fios Inteligentes
Graças a um aparelho que transforma a fiação elétrica da casa em uma espécie de antena gigante, pode-se dizer que as paredes finalmente têm ouvidos. Sensores desenvolvidos por pesquisadores das Universidades de Washington e Georgia Tech usam os fios elétricos para transmitir informações de e para qualquer ponto da residência.
Segundo o Inhabitat, os dados são transmitidos para sensores sem fio que podem funcionar por décadas usando apenas uma pilha de relógio. A tecnologia, que pode ser usada em automação residencial e em monitoramento médico, vai ser apresentada ainda este mês na conferência Computação Onipresente, que ocorre em Copenhague, na Dinamarca.
O aparelho, batizado de SNUPI (na sigla em inglês), transmite dados através da fiação elétrica para uma estação base que fica plugada na tomada. O sistema funciona do seguinte modo: os fios enrolados em torno do sensor funcionam como uma antena transmissora, enquanto a fiação elétrica da residência atua como uma antena receptora.
De acordo com seus inventores, a nova tecnologia usa menos de 1% da energia usada pelo modelo mais eficiente de transmissão de dados existente no mercado. E os pesquisadores estão tentando reduzir o consumo ainda mais, até o ponto em que nenhuma bateria seja necessária.
A novidade permite que os sensores monitorem coisas como temperatura, umidade, nível de iluminação e a qualidade do ar da residência. Com esses dados em uma central, o morador pode ficar sabendo se tem infiltração de água em alguma parede, ou se uma janela aberta está interferindo no sistema de ar condicionado.
A tecnologia também pode ser usada na medicina. Isso porque seria muito útil para o monitoramento médico um aparelho que meça o pulso, a pressão sanguínea e outras propriedades e mande as informações para uma base de dados, sem que o paciente precise trocar as baterias.
Ainda não se sabe quando esses sensores chegarão ao mercado, mas os inventores do SNUPI já estão trabalhando na sua comercialização.
Segundo o Inhabitat, os dados são transmitidos para sensores sem fio que podem funcionar por décadas usando apenas uma pilha de relógio. A tecnologia, que pode ser usada em automação residencial e em monitoramento médico, vai ser apresentada ainda este mês na conferência Computação Onipresente, que ocorre em Copenhague, na Dinamarca.
O aparelho, batizado de SNUPI (na sigla em inglês), transmite dados através da fiação elétrica para uma estação base que fica plugada na tomada. O sistema funciona do seguinte modo: os fios enrolados em torno do sensor funcionam como uma antena transmissora, enquanto a fiação elétrica da residência atua como uma antena receptora.
De acordo com seus inventores, a nova tecnologia usa menos de 1% da energia usada pelo modelo mais eficiente de transmissão de dados existente no mercado. E os pesquisadores estão tentando reduzir o consumo ainda mais, até o ponto em que nenhuma bateria seja necessária.
A novidade permite que os sensores monitorem coisas como temperatura, umidade, nível de iluminação e a qualidade do ar da residência. Com esses dados em uma central, o morador pode ficar sabendo se tem infiltração de água em alguma parede, ou se uma janela aberta está interferindo no sistema de ar condicionado.
A tecnologia também pode ser usada na medicina. Isso porque seria muito útil para o monitoramento médico um aparelho que meça o pulso, a pressão sanguínea e outras propriedades e mande as informações para uma base de dados, sem que o paciente precise trocar as baterias.
Ainda não se sabe quando esses sensores chegarão ao mercado, mas os inventores do SNUPI já estão trabalhando na sua comercialização.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Twitter se reinventa para virar fonte de conteúdo
O Twitter anunciou na semana passada um redesenho de sua homepage. Segundo Evan Williams, um dos fundadores da empresa, a nova versão vai enfatizar a parte de consumo de conteúdo e desenfatizar a parte de produção. Segundo o site oficial, o Novo Twitter em breve estará disponível para todos os usuários. Por enquanto a novidade só está liberada para uma pequena porcentagem das contas registradas.
A intenção é deixar o conteúdo do Twitter mais acessível para as pessoas comuns e assim atingir um nível de popularidade similar ao do Youtube. Uma das novidades é que agora o site permite a integração de fotos e vídeos, o que o torna mais atraente para os consumidores.
Segundo o New York Times, o anúncio da semana passada teve mais a ver com reposicionamento do que com redesenho. Na realidade, o Twitter está deixando de lado o modelo ler/escrever e se posicionando como uma fonte de conteúdo online.
A empresa está querendo dizer para o grande público: “hey, nós sabemos que você não entende muito bem porque as pessoas gostam de “twittar”o que elas estão fazendo ao longo do dia. Mas você sabia que pode seguir o que a Lady Gaga tem a dizer, ver as úlimas notícias da CNN, ou até ficar sabendo das notícias antes mesmo delas chegarem às redes de TV”.
Quando surgiu, em 2007, o Twitter era usado como uma rede social. Mas no caso do site, a forma como ele foi usado pelos “early adopters” não foi um bom indicador de como os usuários comuns usariam o serviço. Ao contrário do Facebook, onde as pessoas comuns já fazem praticamente as mesmas coisas que os universitários americanos faziam em 2005, os usuários comuns não compartilham a necessidade dos “early adopters” de “twittar” em intervalos regulares.
O Youtube talvez seja um bom exemplo do que o Twitter está planejando se tornar. O atrativo principal do site de vídeos, quando ele foi lançado em 2005, era que as pessoas podiam fazer o upload de seus próprios filmes na internet.
Mas com o passar do tempo a coisa foi tomando outro rumo e hoje em dia a grande maioria das pessoas usa o site apenas para assistir os vídeos que são postados por uma pequena minoria. Seguindo esse formato o Youtube atingiu uma audiência de bilhões de usurários por semana e se tornou um grande sucesso da web.
Da mesma forma, o Twitter quer se tornar o lugar onde o público pode consumir os “tweets” feitos pela pequena porcentagem de usuários que gostam de produzir conteúdo.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Google Earth nas eleições de outubro
Os internautas de todo o Brasil poderão acompanhar a apuração das eleições através do Google Earth. Isso porque a empresa fechou uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral para disponibilizar nos seus mapas os dados da votação para presidente, governador e senador.
Para saber como estão as urnas em determinado estado, o usuário só precisará clicar na capital referente no mapa. O site vai disponibilizar os dados dos dois candidatos mais votados até o momento.
As informações estarão disponíveis logo após o início da apuração, no dia 3 de outubro. A ferramenta poderá ser acessada através do site do TSE.
O Google mantém um portal especial com informações sobre as eleições de outubro. A plataforma segue o mesmo formato da que foi usada na corrida eleitoral americana de 2008. O site combina algumas ferramentas - como Google News e Google Trends - com foco voltado para os candidatos brasileiros.
domingo, 19 de setembro de 2010
Para lembrar as manhãs de domingo
Se estivesse vivo, Ayrton Senna estaria completando 50 anos em 2010. Para comemorar a data, o programa Top Gear da BBC fez um especial sobre o piloto.
No episódio, o apresentador Jeremy Clarkson conversa com nomes como Lewis Hamilton, Felipe Massa e Michael Shumacher. Todos eles consideram Ayrton o melhor de todos os tempos.
E como não podia faltar, o especial também mostra imagens incríveis de Senna no seu habitat natural, as pistas de corrida. Era ali que o brasileiro ficava à vontade e mostrava o que tinha de melhor.
No episódio, o apresentador Jeremy Clarkson conversa com nomes como Lewis Hamilton, Felipe Massa e Michael Shumacher. Todos eles consideram Ayrton o melhor de todos os tempos.
E como não podia faltar, o especial também mostra imagens incríveis de Senna no seu habitat natural, as pistas de corrida. Era ali que o brasileiro ficava à vontade e mostrava o que tinha de melhor.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Jeito de morar contemporâneo
O trabalho de Maria Aparecida Toledo é entender e ajudar a melhorar a maneira como você mora. Para isso, ela realiza, junto com a ESPM de São Paulo, uma abrangente pesquisa que analisa não apenas o estilo de morar, mas também o estilo de alimentação do brasileiro.
Como cada um desses grupos tem interesses e desejos diferentes, é importante saber exatamente o que eles procuram na hora de escolher um imóvel. E é por isso que algumas das principais construtoras do país buscam os serviços de Maria Aparecida antes de lançar um empreendimento.
Maria Aparecida é diretora de planejamento do Instituto de Pesquisas de Mercado e Opinião Pública Toledo & Associados. Com sede em São Paulo, a empresa atua em todo o Brasil, e ainda tem clientes espalhados pela América Latina e Estados Unidos.
Devido à crescente demanda, a Toledo hoje possui uma divisão voltada apenas para o mercado imobiliário. “Há 18 anos nós temos estudado o comportamento e o jeito de morar do brasileiro, para poder entender as principais variáveis que impactam a questão da moradia, quais os principais atributos que estimulam as pessoas a comprarem um novo apartamento, a buscarem um novo estilo de morar”, conta a pesquisadora.
Segundo ela, a crescente valorização da gastronomia no país, e a ida dos homens para a frente do fogão, influenciaram na concepção das casas contemporâneas. “É por isso que os espaços gourmet e as varandas gourmet têm aparecido tanto nos empreendimentos.”
E não são apenas os hábitos alimentares dos brasileiros que estão mudando. Os núcleos familiares do país também passaram por transformações. De acordo com o IBGE, houve um grande crescimento no número de casais sem filhos no Brasil. A quantidade de solteiros e de idosos também aumentou bastante nos últimos anos.
Como cada um desses grupos tem interesses e desejos diferentes, é importante saber exatamente o que eles procuram na hora de escolher um imóvel. E é por isso que algumas das principais construtoras do país buscam os serviços de Maria Aparecida antes de lançar um empreendimento.
Através de pesquisas e simulações, ela e sua equipe buscam descobrir quais tendências estão impactando diretamente o estilo de morar do brasileiro.
“Singles e casais sem filhos estão buscando apartamentos compactos, que podem trazer a eles conveniência e praticidade. Vivem muito tempo fora, então não tem tempo para cuidar da casa. Para esse público cresce a questão dos serviços. Então, entendendo esse núcleo familiar, você passa a entender a importância do desenvolvimento do produto, que é diferente para um núcleo familiar de um casal com filhos, que já buscam segurança, bem-estar, lazer dentro do empreendimento, principalmente com foco para as crianças.”
Segundo a pesquisadora, uma moradia mais prática melhora a qualidade de vida de seus moradores. E quando se fala em praticidade, não se pode deixar de lado a questão da automação. Apesar de ainda não ser acessível a todas as camadas da população, já se percebe, principalmente entre as classes mais elevadas, essa busca pela conveniência, pelo acesso à tecnologia.
“A gente começa a perceber, principalmente em São Paulo e outras capitais brasileiras, alguns empreendimentos já apontando para isso (a automação). Inclusive aqui em Porto Alegre já temos a oportunidade de vivenciar um desses empreendimentos que está sendo lançado agora, e que vem com muita força para traduzir isso com relação à automação”, completa Maria Aparecida.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
O metrô que aquece lares
Um prédio para moradores de baixa renda de Paris, que está sendo “sustentavelmente” reformado, vai utilizar um sistema de aquecimento bastante peculiar. A construção usará o calor gerado pelos usuários do metrô da cidade, para aquecer seus moradores. A previsão é que a reforma fique pronta no ano que vem.
Toda vez que um passageiro entra na estação e espera seu trem na plataforma, o calor do seu corpo libera cerca de 100 watts. Some-se a isso a energia gerada pela movimentação dos vagões, e a temperatura nas estações subterrâneas fica bem mais alta que na superfície.
O novo sistema de aquecimento funcionará de maneira semelhante a dos projetos geotérmicos, gerando energia para aquecer os 17 apartamentos do prédio.
O edifício fica em cima de uma estação de metrô e já é conectado a ela através de uma escadaria. “Nós tivemos sorte de encontrar uma passagem que nos permitisse captar o calor diretamente do metrô, sem ter que pagar para construir uma, caso contrário, teria sido impossível”, explicou François Wachnick, da Paris Habitat, empresa responsável pela obra.
Segundo o Inhabitat, o preço para se construir uma passagem direta do metrô para um prédio é proibitivo, especialmente se for uma construção de baixo orçamento.
O edifício fica na Rue Beauborg, próximo ao museu Pompidou.
domingo, 12 de setembro de 2010
Rob, o andarilho
Drifter em inglês significa andarilho, aquele que caminha sem um rumo definido.
No verão de 2008, o icônico surfista californiano Rob Machado voou para a Indonésia para experimentar um tipo diferente de surf trip. Uma jornada que o levaria para além de sua zona de conforto, para um ponto onde ele finalmente ficaria sozinho com seus pensamentos, seus desejos e a perfeição de um barreira de corais perdida no Oceano Índico.
O que ele descobriu?
Que você nunca para de sonhar. Nem mesmo quando seus sonhos se tornam realidade.
O resultado dessas descobertas você pode ver no incrível The Drifter. O filme, dirigido por Taylor Steele, mostra a viagem de Machado pela Indonésia e as descobertas feitas pelo surfista ao longo da jornada.
O resultado dessas descobertas você pode ver no incrível The Drifter. O filme, dirigido por Taylor Steele, mostra a viagem de Machado pela Indonésia e as descobertas feitas pelo surfista ao longo da jornada.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Ideias para um novo jeito de morar
A D & M Engenharia lançou o concurso Do seu jeito, só no Minato. Seguindo a linha do crowdsourcing, a construtora quer novas ideias para melhorar ainda mais a interação entre morador e moradia do empreendimento.
As três melhores sugestões vão ganhar um MacBook Pro, um iPhone e um iTouch, respectivamente. Para se inscrever, acesse minatomirai.com.br/doseujeito e veja como participar.
O concurso foi lançado ontem, durante o Meeting de Marketing da Federasul. A palestrante do encontro foi Maria Aparecida Toledo, diretora de planejamento da Toledo e Associados e especialista em pesquisas de mercado para o ramo imobiliário.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
iPad na sala de aula
Em vez dos tradicionais livros, cadernos e canetas, 40 estudantes da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, estão levando apenas um iPad para a sala de aula. Todo o material que eles precisam para ler e fazer anotações está disponível no aparelho. No entanto, há uma razão para os alunos estarem usando o tablet – e não é apenas para economizar papel.
O curso faz parte de um estudo inédito sobre e-readers que a Universidade está desenvolvendo, e que terá um ano de duração. “A iniciativa ficou conhecida como as aulas do iPad”, explica Corey Angst, professor da instituição. Ele está ministrando a primeira parte do curso, que analisa o uso do tablet da Apple.
Angst escreveu sobre o projeto no site da Notre Dame. “Nós queremos saber se os estudantes acham o iPad útil e como eles pretendem usá-lo. Eu quero que eles me digam, ‘eu achei esse ótimo aplicativo que faz isso e isso. Eu quero esse por ele ser orgânico’. Nós temos um grupo de discussão online em formato Wiki onde os estudantes podem compartilhar suas ideias”.
Vários pontos serão avaliados ao longo do curso, incluindo criação, distribuição, consumo e o grau de utilidade de materiais eletrônicos em um ambiente acadêmico. A Universidade espera que um estudo como esse ajude a tornar a leitura, as anotações e o compartilhamento de conteúdos eletrônicos em algo simples e barato. Isso além de facilitar a vida de alunos e professores, contribuiria para a criação de um “ecossistema de publicações digitais”.
Segundo Paul Turner, coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação da Notre Dame, os eReaders se alinham com o desejo de mestres e alunos de reduzir o consumo de papel. “Mas há vários outros tópicos que nós queremos entender antes de decidir quando e onde aparelhos como o iPad podem substituir os livros e outros materiais escolares feitos com papel. Trabalhando com pesquisadores como o Professor Angst, temos a oportunidade de estudar como os alunos, em várias disciplinas, adotam os eReaders e se adaptam ao seu uso”, explicou Turner ao Inhabitat.
Ao término do curso, os alunos terão que devolver os tablets para a Universidade. No entanto, durante o período letivo os estudantes são estimulados a explorar ao máximo as funções do aparelho.
O curso faz parte de um estudo inédito sobre e-readers que a Universidade está desenvolvendo, e que terá um ano de duração. “A iniciativa ficou conhecida como as aulas do iPad”, explica Corey Angst, professor da instituição. Ele está ministrando a primeira parte do curso, que analisa o uso do tablet da Apple.
Vários pontos serão avaliados ao longo do curso, incluindo criação, distribuição, consumo e o grau de utilidade de materiais eletrônicos em um ambiente acadêmico. A Universidade espera que um estudo como esse ajude a tornar a leitura, as anotações e o compartilhamento de conteúdos eletrônicos em algo simples e barato. Isso além de facilitar a vida de alunos e professores, contribuiria para a criação de um “ecossistema de publicações digitais”.
Segundo Paul Turner, coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação da Notre Dame, os eReaders se alinham com o desejo de mestres e alunos de reduzir o consumo de papel. “Mas há vários outros tópicos que nós queremos entender antes de decidir quando e onde aparelhos como o iPad podem substituir os livros e outros materiais escolares feitos com papel. Trabalhando com pesquisadores como o Professor Angst, temos a oportunidade de estudar como os alunos, em várias disciplinas, adotam os eReaders e se adaptam ao seu uso”, explicou Turner ao Inhabitat.
Ao término do curso, os alunos terão que devolver os tablets para a Universidade. No entanto, durante o período letivo os estudantes são estimulados a explorar ao máximo as funções do aparelho.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Palestra sobre a casa contemporânea na Federasul
Ocorre amanhã, quinta-feira, no Meeting de Marketing da Federasul, a palestra “A casa brasileira na Sociedade Contemporânea”. A palestrante será Maria Aparecida Toledo, Diretora de Planejamento do Instituto de Pesquisas de Mercado e Opinião Pública Toledo & Associados.
Maria Aparecida vai falar sobre temas como o processo de valorização da casa como sinal de status e expressão pessoal; os novos núcleos familiares; o olhar para dentro de casa – os cômodos e seus significados e ressignificados. As tendências contemporâneas e como elas afetam o mercado imobiliário, e os perfis de compradores do mercado imobiliário também serão abordados no evento.
Atualmente, Toledo conduz, junto com a antropóloga Lívia Barbosa, da ESPM, estudos comportamentais sobre o consumidor e seus hábitos alimentares e de moradia.
A palestra é patrocinada pelo empreendimento Minato Mirai, da D&M Engenharia.
Data: 09/09/2010
Horário: 12h às 14h
Endereço: Largo Visconde de Cairu, 17 – 6o Andar – Palácio do Comércio
Mais informações: (51) 3214-0200 ou eventos@federasul.com.br
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Bicicleta da Puma mistura estilo com praticidade
Famosa por seus tênis e roupas esportivas, a Puma vem desenvolvendo uma linha de bicicletas modernas e cheias de estilo. A mais recente criação da empresa é a Mopion, uma bike feita para aqueles ciclistas que gostam de pedalar até mesmo quando vão fazer compras.
Isso porque, ela vem com um inovador e gigante “cesto” de alumínio que permite o transporte de itens grandes e pesados. Para a carga não se tornar um incômodo, a Mopion tem um guidon suave e fácil de manejar. Além disso, a bicicleta é toda feita de alumínio leve e seu design ajuda o ciclista a se manter equilibrado.
O design da Mopion foi feito em parceria com a KiBisi e a Biomega. Segundo o Inhabitat, o “Cadillac” das bikes deve chegar ao mercado no outono de 2011.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
LG anuncia e-reader colorido e dobrável
A LG anunciou na semana passada que até o final do ano deve chegar ao mercado o seu “jornal eletrônico”. O aparelho, que tem uma tela flexível e colorida de 19 polegadas, vai ajudar a diminuir a grande quantidade de papel usada na produção diária de periódicos. O e-reader “dobrável”, como vem sendo chamado, será muito parecido com uma página de jornal comum, no entanto, o gadget poderá se auto-atualizar com as últimas notícias e ainda disponibilizar as suas revistas favoritas.
Uma vantagem que o aparelho da LG tem em relação aos outros tablets, é que ele pode ser enrolado e colocado dentro do seu bolso. Isso porque a nova tecnologia desenvolvida pelos coreanos permite que o e-reader seja dobrado e depois retorne à sua forma original.
Na era das notícias 24 horas, sete dias por semana, há uma clara vantagem em se ter um leitor eletrônico como esse, uma vez que os jornais impressos correm o risco de já estarem desatualizados no momento em que chegam a sua casa.
domingo, 5 de setembro de 2010
Gadget voador
E o gadget ainda conta com duas câmeras acopladas, uma na frente e outra na parte de baixo. Com isso, o “piloto” pode controlar o aparelho mesmo que ele esteja a vários metros de distância. As imagens geradas aparecem na tela do smartphone ou do tablet do usuário. E para trocar a visão de uma câmera para outra, basta apertar no botão que já vem integrado ao aplicativo.
O AR.Drone Parrot é chamado de Vídeo Game Voador pelo seu fabricante. Para saber porque, clique aqui e veja os vídeos demonstrativos .
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Apple lança rede social para fãs de música
A Apple anunciou na última quarta-feira a sua entrada no ramo das redes sociais. No evento coordenado por Steve Jobs, a empresa introduziu o Ping, um serviço que funcionará na plataforma iTunes e que será uma espécie de Facebook misturado com Twitter.
Durante a apresentação, Jobs também mostrou os novos modelos do iPod, o iTunes 10 e a nova versão, incrementada e mais barata, da Apple TV. Segundo o executivo, as mudanças na linha do iPod são as mais significativas já feitas pela companhia desde que ela introduziu o seu primeiro tocador de música, em 2001.
O Ping vai permitir que os usuários sigam seus amigos e artistas favoritos e saibam que músicas eles estão ouvindo, baixando e falando a respeito. O fã vai poder entrar no perfil de um cantor, acompanhar suas atualizações, novas fotos e ainda deixar comentários. O sistema também permite que o usuário ouça um trecho de 30 segundos das canções recomendadas pelos seus contatos.
Seguindo uma banda, a pessoa recebe informações sobre novos lançamentos e datas de turnês. O Ping informa quando os artistas vão tocar perto de você, e ainda mostra quais os seus amigos que estão querendo ir ao show.
Enquanto outras redes sociais estão ficando na sombra do Facebook, analistas acreditam que a Apple tem a chance de tornar o Ping um grande sucesso. Isso porque o serviço já está disponível para 160 milhões de usuários do iTunes em 23 países, basta que eles baixem a nova versão do software que foi lançada na quarta-feira passada. O novo sistema também pode ser usado no aplicativo do iTunes para iPhone e iPod Touch.
Segundo Jobs, os controles de privacidade do Ping são simples. Qualquer um poderá seguir bandas e receber suas atualizações, e os usuários poderão dizer se eles querem ser seguidos por qualquer pessoa ou apenas por aquelas que eles aprovarem.
Assinar:
Postagens (Atom)