terça-feira, 6 de julho de 2010

garotos-propaganda-acionistas

Ashton Kutcher é o novo responsável pelas ações de marketing nas redes sociais da Popchips, uma fábrica de salgadinhos sediada em San Francisco, Califórnia. O ator, que comprou uma participação minoritária da empresa, foi nomeado presidente de cultura pop da companhia.

O astro, que tem mais de 5 milhões de seguidores no Twitter, disse que vai criar novas maneiras de conectar os consumidores com o produto.


Para a Popchips, o acordo com Ashton é parte de um esforço para abocanhar uma fatia maior do mercado de salgadinhos saudáveis, avaliado em 30 bilhões de dólares anuais. Em vez de usar fritura, a empresa aplica calor e pressão a fatias de batata para produzir os chips. A companhia faturou 19 milhões de dólares em vendas no ano passado. Para 2010 a previsão é que esse valor supere 40 milhões.

A parceria entre Kutcher e a Popchips revela uma nova tendência na relação entre marcas e celebridades. Além de simplesmente receber um cachê para endossar produtos e estrelar anúncios, as empresas estão procurando acordos mais abrangentes, que proporcionem uma participação maior nas ações.

“Olha, eu vou comer esses salgadinhos de qualquer jeito… se eu posso, por que não realmente possuir um pedaço da empresa?”, disse Kutcher.


Profissionais do ramo acreditam que essa tendência está ocorrendo devido à crescente sofisticação dos consumidores, que estão se tornando cada vez céticos com relação a campanhas envolvendo celebridades. A ideia é que quanto mais profundo e autêntico for o envolvimento do artista com a marca, mais confiável a associação será para o público.

Nessa mesma linha, Lady Gaga foi nomeada chefe de criação da Polaroid no início do ano. A cantora, que comprou uma participação acionária da companhia, além de estrelar anúncios, vai ajudar na criação de novos produtos.

Em outro acordo parecido, a atriz Sarah Jessica Parker se tornou chefe de criação de moda da marca Halston.


Alianças mais profundas entre Hollywood e as corporações começaram a ganhar força alguns anos atrás, quando o rapper 50 Cent se tornou acionista da Energy Brands, uma fabricante de bebidas que posteriormente foi comprada pela Coca Cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário