segunda-feira, 5 de julho de 2010

JB: mais online do que nunca


O Jornal do Brasil, que se intitula “o primeiro jornal brasileiro na internet”, pode se tornar o primeiro veículo impresso tradicional do país a ser publicado apenas no formato eletrônico. A informação foi divulgada na coluna de Guilherme Barros no portal IG. Segundo o colunista, o JB está realizando uma pesquisa com os seus leitores para decidir se abandona a versão em papel e passa a sair apenas na digital.

O resultado da enquete deve sair apenas em agosto, e pode ser determinante para o futuro da publicação, que existe há 119 anos.


Com problemas de gestão que vêm se arrastando há anos, o jornal entrou em colapso financeiro no final da década de 1990. O passivo acumulado está estimado em R$ 800 milhões, a maior parte em dívidas fiscais e trabalhistas.

Para que a publicação continuasse existindo, em 2001 os acionistas do JB arrendaram a marca, por 60 anos, para a Companhia Brasileira de Multímida (CBM), que é controlada por Nelson Tanure, proprietário da Docasnet.

Pedro Grossi, presidente do Jornal do Brasil, disse ao Yahoo Notícias que tem dúvidas sobre a viabilidade do abandono da edição impressa. Segundo ele, "o papel dificilmente deixará de ser usado. Vi um documento que aponta que, nos países emergentes, a circulação aumentou em 35%". Apesar da relutância, Grossi afirma que a decisão sobre a migração ficará a cargo de Tanure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário