segunda-feira, 7 de junho de 2010

O novo Hotmail.

Primeiro sistema de email gratuito e disponível para todos, o Hotmail surgiu em 1996, quando boa parte do mundo ainda não estava online e a idéia de uma rede mundial de computadores, através da qual as pessoas pudessem mandar e receber mensagens instantaneamente, de graça e onde quer que estivessem, ainda parecia algo fantástico.

O sucesso foi tanto que, em um ano e meio, o Hotmail já tinha 9 milhões de usuários, o que na época representava boa parte do público da internet. Isso despertou o interesse da Microsoft, que no final de 1997 comprou o serviço.

Hoje, o Hotmail possui 360 milhões de usuários e continua sendo o maior sistema de correio eletrônico gratuito do mundo (o Yahoo tem mais de 300 milhões de usuários, e o Gmail pouco menos de 200 milhões).

Mas segundo o colunista da revista Slate, Farhad Manjoo, o email da empresa de Bill Gates ficou parado no tempo, oferecendo um serviço antiquado, que não se preocupa com velocidade ou espaço de armazenamento.

Para mudar essa percepção, a Microsoft vai lançar nesse inverno um fantástico upgrade para a ferramenta. Farhad testou a nova versão e ficou impressionado. “O novo Hotmail é rápido, bem desenhado e traz algumas ferramentas que o equiparam a outros serviços de email, inclusive o Gmail. Na verdade, ele tem algumas ferramentas que eu gostaria que o Gmail tivesse”, diz ele, um fã declarado do email do Google.
Uma das facilidades do novo sistema são os botões de “quick view” da caixa de entrada. Apertando um botão, você vê todas as mensagens contendo fotos, em outro você seleciona as que tem arquivos, e em outro você separa os emails das redes sociais, como Twitter e Facebook. Há um “quick view”, muito útil, que separa todas as mensagens enviadas por pessoas que estão na sua lista de endereços.

A dificuldade de mandar mensagens com anexos muito pesados termina com o novo Hotmail. Uma parceria com o sistema de armazenamento online da Microsoft, Skydrive, permite que sejam enviados emails com arquivos de até 10GB.

O único porém, na opinião de Farhad, é que os anúncios publicitários continuam aparecendo no canto direito da tela. Mas se eles lhe incomodam muito, basta pagar 20 dólares por ano pela versão Premium, que vem sem os banners inconvenientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário