sábado, 5 de junho de 2010

Hermano globalizado



O jornalista argentino Andrés Oppenheimer, apesar de pouco conhecido no Brasil, é uma figura influente na imprensa latinoamericana e também nos Estados Unidos, onde reside e trabalha.

Este colunista do Miami Herald, ganhador do prêmio Pulitzer (honra máxima do jornalismo norte americano), analisa a política e a economia do mundo atual, com um olhar crítico e apurado, mas nunca esquecendo de destilar boas doses de ironia e sarcasmo diante do que observa

Em seu livro Contos do Vigário (ed. Record), Oppenheimer relata o que viu, ouviu e sentiu em suas viagens por países como China, Irlanda, Venezuela, Brasil e México. Para isso, ele conversou com líderes políticos venezuelanos, empresários chineses e diplomatas norteamericanos, entre outros personagens que estão tomando a linha de frente na nova ordem mundial.

O interessante é que o autor sempre transporta para a realidade latinoamericana aquilo que observa ao redor do globo. O que deu certo ou errado na política econômica  de outros países, e de que forma isso poderia ser aplicado ou melhorado aqui nos trópicos. 

Saiba por que, apesar de ambas terem um regime  político controverso, a China atrai e a Venezuela afugenta o investimento estrangeiro. Esses e outros temas são abordados nesse livro de leitura fácil e às vezes até divertida.

Obrigatório para aqueles que querem entender melhor os caminhos que o mundo está tomando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário