quinta-feira, 10 de junho de 2010

Comercial cinematográfico consolida a Nike no topo do mundo da bola

Em ano de Copa do Mundo, as empresas investem pesado em anúncios ligados ao futebol. No ramo esportivo,  esse investimento pode chegar a níveis estratosféricos. Para não ficar atrás da sua principal rival, a Adidas, que produz a bola e todo o material oficial do torneio, a Nike resolveu contra-atacar.  A principal ação da empresa norte-americana foi um super comercial de 3 minutos dirigido pelo premiado cineasta mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu, diretor de produções como Amores Brutos e 21 Gramas.



O anúncio foi desenvolvido pela agência Wieden+Kennedy ao longo, de um ano. Ele conta o que aconteceria com a vida e a carreira de vários craques caso eles errassem ou acertassem uma jogada decisiva durante a Copa. Heróis ou vilões? Vencedores ou fracassados? Wayne Rooney se tornaria um cavaleiro condecorado pela rainha, ou um jardineiro gordo, morador de trailer? Daí o nome da campanha ser “Write the Future” (escreva o futuro, em uma tradução literal). Outras estrelas que aparecem no comercial são Didier Drogba, Cristiano Ronaldo, Franck Ribéry, e até Ronaldinho Gaúcho, que acabou não sendo convocado pelo técnico Dunga.

A edição e as filmagens duraram 3 meses. As locações foram feitas em países como Inglaterra, Espanha, Itália e Quênia. A Nike não revela qual foi o orçamento do filme, mas não seria de espantar se o valor se equiparasse ao de um longa metragem.

De acordo com a empresa, o esforço valeu a pena. O vídeo já teve  quase14 milhões de acessos no YouTube e mais 17 milhões em outras plataformas da rede.

Com a compra da Umbro, em 2007, a Nike é atualmente a maior marca de futebol do mundo, faturando 1.7 bilhão de dólares anuais com o segmento. Feito incrível para uma empresa dos Estados Unidos, país onde o esporte ainda não figura na lista dos mais populares. Além do mais, para atingir o topo, a Nike teve de desbancar a Adidas, companhia que ao longo de décadas foi sinônimo de futebol ao redor do mundo.

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