quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sucesso Sustentável

Um homem de negócios que se preocupa mais com o futuro do planeta do que com os lucros de sua empresa. Parece jogada de marketing, mas não é o caso quando se fala de Yvon Choinard. Proprietário da Patagônia , marca de equipamentos e roupas para esportes e aventura, este norte-americano de 71 anos é um pioneiro do ativismo ecológico. Décadas antes de se pensar em produção sustentável, Chouinard já aplicava a reutilização de materiais.


Desde 1996 a Patagônia só usa algodão orgânico na produção de suas roupas. Hoje, empresas como Nike e Timberland já estão fazendo uso do tecido. Já a Wal Mart, maior varejista do mundo, está aprendendo com Chouinard a se tornar uma empresa ecologicamente correta.


Logo na entrada da fábrica da Patagônia, na Califórnia, tem um quadro com as condições do mar. Se elas forem boas, os funcionários são liberados para irem surfar. A companhia também foi uma das primeiras dos Estados Unidos a ter creche para os filhos dos trabalhadores.

Nos anos 1980 Chouinard decidiu doar um por cento do seu faturamento para organizações que lutam pela preservação do planeta. Dessa ideia surgiu a Fundação One Per Cent For The Planet, que hoje conta com a participação de mais de 1200 empresas.


Apesar de ser um grande crítico do capitalismo selvagem, Chouinard conseguiu se tornar um empresário de sucesso. Usando seus métodos pouco ortodoxos e colocando sempre o meio ambiente em primeiro lugar, ele criou uma empresa que é avaliada pelo mercado em meio bilhão de dólares. Nada mal para quem queria apenas ter dinheiro para poder surfar e fazer escaladas.

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