O Google lançou, nesta quarta-feira, uma ferramenta dentro do Gmail que permite fazer ligações telefônicas para linhas fixas ou de celular através da web. O sistema vai colocar a empresa em competição direta com o Skype, e com as companhias de telecomunicação em geral.
Por enquanto o serviço só está disponível para os usuários norte-americanos. Ainda não se sabe quando a novidade vai chegar ao Brasil, mas com certeza ela será muito bem-vinda, já que o país tem uma das tarifas mais caras do mundo.
Depois de instalarem o plug-in para chamadas de vídeo e voz nos seus navegadores, os usuários do Gmail poderão ligar usando o microfone e os alto-falantes do seu micro. Para fazer a ligação, basta clicar na opção “Chamada telefônica”, na janela de chat e digita o número em um teclado que aparece na tela.O email do Google já oferecia a conversa por vídeo e voz desde 2008, mas as duas partes tinham que estar diante do computador.
Segundo o New York Times, ligações para números dos Estados Unidos e do Canada serão gratuitas, pelo menos até o final do ano. Para países como China, Japão e Alemanha serão cobrados dois centavos de dólar por minuto. Para o Brasil o valor será de quatro centavos para fixos, e de 15 centavos para celulares.
As tarifas são similares às cobradas pelo Skype. Resta saber se o serviço do Google vai conseguir manter a proposta de não cobrar pelas chamadas locais. Se isso acontecer, com certeza o serviço de telefonia será mais um grande sucesso da companhia californiana.
Para divulgar a novidade, o Google vai instalar cabines telefônicas com conexão de internet em aeroportos e universidades dos Estados Unidos. As ligações serão gratuitas, inclusive as internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário