sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Google Street View chega ao Brasil

O Google Street View, sistema do Google Maps que mostra imagens capturadas nas ruas das cidades começou a funcionar ontem de manhã no Brasil. De acordo com a empresa, foram percorridos mais de 150 mil quilômetros de vias em 51 municípios do país.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Fiat, que forneceu os veículos equipados com câmeras para a captura do material. Na próxima fase, os lugares onde carros não têm acesso serão percorridos pela Trike, uma bicicleta adaptada com câmeras de alta definição. A visualização dos locais é complementada com fotos enviadas pelos usuários. Isso ocorre principalmente em pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.


O serviço já disponibiliza imagens das ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e suas respectivas regiões metropolitanas. As cidades históricas de Minas, como Tiradentes e Ouro Preto também já estão mapeadas.

Segundo Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil, o objetivo da empresa é ter todo o Brasil mapeado no Street View em dois anos. “Só vamos parar quando tivermos o Brasil todo no mapa”. O executivo explica que o sistema está entrando no ar aos poucos, e a previsão é que todos os usuários consigam navegar no nível da rua até o próximo final de semana.

Com o serviço, as pessoas podem mostrar para parentes distantes como é a rua onde moram ou o local onde trabalham. Você também pode pesquisar locais para eventos ou descobrir se tem vaga para estacionar na rua que você precisa ir. Além é claro de percorrer lindos cenários de cidades históricas.


Para aumentar a interação do público com a novidade, o Google criou o site Exploreostreetview que ensina como usar o sistema e ainda aceita sugestões dos visitantes para novos locais que devem ser mapeados. O serviço também pode ser visto em smartphones com navegação, como iPhone, Android e BlackBerry.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter o Street View. Segundo a empresa, o próximo passo é instalar o sistema na Argentina e no Chile.

Para saber mais, entre no canal do Youtube que a Fiat criou para o Street View.

Nenhum comentário:

Postar um comentário