segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Hotéis no espaço

A nova corrida espacial é muito parecida com a antiga, mas agora os competidores são empresas dos Estados Unidos e da Rússia, e não mais os governos desses países.

A Orbital Technologies, sediada em Moscou, anunciou na semana passada uma parceria com a fabricante de naves espaciais Rocket & Space Corp. Energia para construir um posto avançado para viajantes espaciais que ficará em órbita. O hotel, apelidado de Estação Espacial Comercial, ou CSS, na sigla em inglês, deve ficar pronto em 2016, disse um representante da companhia.


Mas pelos planos da Bigelow Aerospace, baseada em Las Vegas, quando isso acontecer a sua estação espacial já estará comemorando um ano de aniversário. A companhia, de propriedade de Robert Bigelow, fundador de uma cadeia de hotéis, já construiu e lançou protótipos de módulos infláveis que podem servir como hotéis orbitais e laboratórios de pesquisa. Há notícias de que a Bigelow já está negociando uma parceria com a empresa de turismo espacial Virgin Gallactic.

“Uma vez lançada e colocada em operação, a CSS vai oferecer uma destinação única para missões de exploração espacial comerciais, estatais e privadas”, disse Sergey Kostenko, executivo chefe da Orbital Technologies.

Então, a corrida para ver quem terá o primeiro hotel espacial do mundo está lançada. Resta saber quem vencerá dessa vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário