sexta-feira, 8 de outubro de 2010

3-D Sem óculos

Se depender da japonesa Toshiba, cenas como a da foto abaixo não serão mais vistas. A empresa anunciou esta semana que será a primeira a colocar no mercado uma televisão que mostra imagens em 3-D sem a necessidade de óculos especiais.


O anúncio ocorreu em uma feira de produtos eletrônicos no Japão. A novidade deve chegar às lojas do país do sol nascente em dezembro deste ano.

Os caros e desajeitados óculos – que os espectadores precisam usar para assistir filmes em 3-D nos cinemas e imagens 3-D nas TVs existentes no mercado – são considerados um dos principais obstáculos que impedem uma adoção mais ampla da tecnologia 3-D.

Na atual tecnologia 3-D, as imagens para cada olho são mostradas uma após a outra em uma sequência rápida. E são os filtros dos óculos que sincronizam com a TV para que o olho esquerdo veja uma imagem, e o olho direito veja a próxima, e assim o espectador tenha a sensação de que as coisas estão se projetando à sua frente.

A TV da Toshiba resolve esse problema com o processador Cell, que mostra nove diferentes imagens para cada frame, e coloca uma folha especial na tela que angula cada imagem projetada. A angulação garante que o olho direito veja somente as imagens que ele deve ver, da mesma forma que o olho esquerdo só enxerga as imagens repassadas para ele.

Com isso, o aparelho pode inclusive converter imagens padrão, de duas dimensões, em 3-D. Os televisores inicialmente virão em dois tamanhos, 20 e 12 polegadas. Os preços serão de U$ 2.880 e U$ 1.440, respectivamente.


“Uma TV dos sonhos se tornou realidade. É obviamente mais natural assistir televisão sem precisar de óculos. É a progressão natural da tecnologia”, explicou Massaki Oosumi, presidente da Divisão de Produtos Visuais da marca. De acordo com o executivo, a empresa também fabricará modelos de tela grande, o que é fundamental para entrar em mercados como o da Europa e dos Estados Unidos.

Segundo o New York Times, por enquanto a Toshiba vai continuar vendendo as TVs 3-D normais, que exigem o uso de óculos. O jornal ressalta que todos aparelhos 3-D da empresa também mostram imagens comuns, em duas dimensões.

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