segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O metrô que aquece lares

Um prédio para moradores de baixa renda de Paris, que está sendo “sustentavelmente” reformado, vai utilizar um sistema de aquecimento bastante peculiar. A construção usará o calor gerado pelos usuários do metrô da cidade, para aquecer seus moradores. A previsão é que a reforma fique pronta no ano que vem.


Toda vez que um passageiro entra na estação e espera seu trem na plataforma, o calor do seu corpo libera cerca de 100 watts. Some-se a isso a energia gerada pela movimentação dos vagões, e a temperatura nas estações subterrâneas fica bem mais alta que na superfície.
 

O novo sistema de aquecimento funcionará de maneira semelhante a dos projetos geotérmicos, gerando energia para aquecer os 17 apartamentos do prédio.
 

O edifício fica em cima de uma estação de metrô e já é conectado a ela através de uma escadaria. “Nós tivemos sorte de encontrar uma passagem que nos permitisse captar o calor diretamente do metrô, sem ter que pagar para construir uma, caso contrário, teria sido impossível”, explicou François Wachnick, da Paris Habitat, empresa responsável pela obra.



Segundo o Inhabitat, o preço para se construir uma passagem direta do metrô para um prédio é proibitivo, especialmente se for uma construção de baixo orçamento.

O edifício fica na Rue Beauborg, próximo ao museu Pompidou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário