terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jeito de morar contemporâneo

O trabalho de Maria Aparecida Toledo é entender e ajudar a melhorar a maneira como você mora. Para isso, ela realiza, junto com a ESPM de São Paulo, uma abrangente pesquisa que analisa não apenas o estilo de morar, mas também o estilo de alimentação do brasileiro.

 


Maria Aparecida é diretora de planejamento do Instituto de Pesquisas de Mercado e Opinião Pública Toledo & Associados.  Com sede em São Paulo, a empresa atua em todo o Brasil, e ainda tem clientes espalhados pela América Latina e Estados Unidos.

Devido à crescente demanda, a Toledo hoje possui uma divisão voltada apenas para o mercado imobiliário. “Há 18 anos nós temos estudado o comportamento e o jeito de morar do brasileiro, para poder entender as principais variáveis que impactam a questão da moradia, quais os principais atributos que estimulam as pessoas a comprarem um novo apartamento, a buscarem um novo estilo de morar”, conta a pesquisadora.

Segundo ela, a crescente valorização da gastronomia no país, e a ida dos homens para a frente do fogão, influenciaram na concepção das casas contemporâneas. “É por isso que os espaços gourmet e as varandas gourmet têm aparecido tanto nos empreendimentos.”

E não são apenas os hábitos alimentares dos brasileiros que estão mudando. Os núcleos familiares do país também passaram por transformações. De acordo com o IBGE, houve um grande crescimento no número de casais sem filhos no Brasil. A quantidade de solteiros e de idosos também aumentou bastante nos últimos anos.


Como cada um desses grupos tem interesses e desejos diferentes, é importante saber exatamente o que eles procuram na hora de escolher um imóvel. E é por isso que algumas das principais construtoras do país buscam os serviços de Maria Aparecida antes de lançar um empreendimento.

Através de pesquisas e simulações, ela e sua equipe buscam descobrir quais tendências estão impactando diretamente o estilo de morar do brasileiro.

“Singles e casais sem filhos estão buscando apartamentos compactos, que podem trazer a eles conveniência e praticidade. Vivem muito tempo fora, então não tem tempo para cuidar da casa. Para esse público cresce a questão dos serviços. Então, entendendo esse núcleo familiar, você passa a entender a importância do desenvolvimento do produto, que é diferente para um núcleo familiar de um casal com filhos, que já buscam segurança, bem-estar, lazer dentro do empreendimento, principalmente com foco para as crianças.”

Segundo a pesquisadora, uma moradia mais prática melhora a qualidade de vida de seus moradores. E quando se fala em praticidade, não se pode deixar de lado a questão da automação. Apesar de ainda não ser acessível a todas as camadas da população, já se percebe, principalmente entre as classes mais elevadas, essa busca pela conveniência, pelo acesso à tecnologia.

“A gente começa a perceber, principalmente em São Paulo e outras capitais brasileiras, alguns empreendimentos já apontando para isso (a automação). Inclusive aqui em Porto Alegre já temos a oportunidade de vivenciar um desses empreendimentos que está sendo lançado agora, e que vem com muita força para traduzir isso com relação à automação”, completa Maria Aparecida.
 


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