quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fios Inteligentes

Graças a um aparelho que transforma a fiação elétrica da casa em uma espécie de antena gigante, pode-se dizer que as paredes finalmente têm ouvidos. Sensores desenvolvidos por pesquisadores das Universidades de Washington e Georgia Tech usam os fios elétricos para transmitir informações de e para qualquer ponto da residência.

Segundo o Inhabitat, os dados são transmitidos para sensores sem fio que podem funcionar por décadas usando apenas uma pilha de relógio. A tecnologia, que pode ser usada em automação residencial e em monitoramento médico, vai ser apresentada ainda este mês na conferência Computação Onipresente, que ocorre em Copenhague, na Dinamarca.

O aparelho, batizado de SNUPI (na sigla em inglês), transmite dados através da fiação elétrica para uma estação base que fica plugada na tomada. O sistema funciona do seguinte modo: os fios enrolados em torno do sensor funcionam como uma antena transmissora, enquanto a fiação elétrica da residência atua como uma antena receptora.


De acordo com seus inventores, a nova tecnologia usa menos de 1% da energia usada pelo modelo mais eficiente de transmissão de dados existente no mercado. E os pesquisadores estão tentando reduzir o consumo ainda mais, até o ponto em que nenhuma bateria seja necessária.

A novidade permite que os sensores monitorem coisas como temperatura, umidade, nível de iluminação e a qualidade do ar da residência. Com esses dados em uma central, o morador pode ficar sabendo se tem infiltração de água em alguma parede, ou se uma janela aberta está interferindo no sistema de ar condicionado.

A tecnologia também pode ser usada na medicina. Isso porque seria muito útil para o monitoramento médico um aparelho que meça o pulso, a pressão sanguínea e outras propriedades e mande as informações para uma base de dados, sem que o paciente precise trocar as baterias.

Ainda não se sabe quando esses sensores chegarão ao mercado, mas os inventores do SNUPI já estão trabalhando na sua comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário