quarta-feira, 29 de setembro de 2010

BlackBerry lança tablet para executivos

A canadense Research In Motion, fabricante dos smartphones BlackBerry, apresentou esta semana o seu primeiro computador em formato tablet. Em um claro retorno às suas origens, a companhia disse que o novo aparelho, o BlackBerry Playbook, é focado principalmente nos usuários corporativos.

Para diferenciar o PlayBook do iPad – aparelho da Apple que já vendeu 3 milhões de unidades - Michael Lazaridis, executivo da R.I.M., disse que o novo tablet contém várias funções que foram requisitadas pelos departamentos de TI das corporações.

Na conferência em que apresentou o produto, realizada em San Francisco, Lazaridis chamou a novidade de “o primeiro tablet profissional do mundo”. O executivo enfatizou mais de uma vez que o aparelho é totalmente compatível com os servidores especiais que os governos e corporações usam para controlar e monitorar os telefones BlackBerry dos seus funcionários.


Entre as novas funções do PlayBook estão dispositivos que permitem a exibição de conteúdos em monitores de computador ou aparelhos de televisão. O novo tablet também abre sites que usam o Adobe Flash, algo que não pode ser feito com o iPad.

Segundo o New York Times, a R.I.M. fica bem atrás da Apple em termos de aplicativos para os seus aparelhos de mão. Mas imediatamente após o anúncio do PB, a Amazon disse que vai introduzir um aplicativo de e-book do Kindle para o tablet.

Ao contrário dos iPads mais sofisticados, o PlayBook não pode ser conectado diretamente à redes de celular. No entanto, os usuários poderão se conectar à internet através de redes Wi-Fi ou via conexão Bluetooth do BlackBerry.

A R.I.M. não revelou quanto o aparelho vai custar. E apesar de não ter firmado nenhuma data, a empresa insinuou que o PlayBook deve chegar às lojas no início do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário