sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Apple lança rede social para fãs de música


A Apple anunciou na última quarta-feira a sua entrada no ramo das redes sociais. No evento coordenado por Steve Jobs, a empresa introduziu o Ping, um serviço que funcionará na plataforma iTunes e que será uma espécie de Facebook misturado com Twitter.

Durante a apresentação, Jobs também mostrou os novos modelos do iPod, o iTunes 10 e a nova versão, incrementada e mais barata, da Apple TV. Segundo o executivo, as mudanças na linha do iPod são as mais significativas já feitas pela companhia desde que ela introduziu o seu primeiro tocador de música, em 2001.

O Ping vai permitir que os usuários sigam seus amigos e artistas favoritos e saibam que músicas eles estão ouvindo, baixando e falando a respeito. O fã vai poder entrar no perfil de um cantor, acompanhar suas atualizações, novas fotos e ainda deixar comentários. O sistema também permite que o usuário ouça um trecho de 30 segundos das canções recomendadas pelos seus contatos.


Seguindo uma banda, a pessoa recebe informações sobre novos lançamentos e datas de turnês. O Ping informa quando os artistas vão tocar perto de você, e ainda mostra quais os seus amigos que estão querendo ir ao show.

Enquanto outras redes sociais estão ficando na sombra do Facebook, analistas acreditam que a Apple tem a chance de tornar o Ping um grande sucesso. Isso porque o serviço já está disponível para 160 milhões de usuários do iTunes em 23 países, basta que eles baixem a nova versão do software que foi lançada na quarta-feira passada. O novo sistema também pode ser usado no aplicativo do iTunes para iPhone e iPod Touch.

Segundo Jobs, os controles de privacidade do Ping são simples. Qualquer um poderá seguir bandas e receber suas atualizações, e os usuários poderão dizer se eles querem ser seguidos por qualquer pessoa ou apenas por aquelas que eles aprovarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário