segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Um ginásio feito com contêineres

Enquanto os americanos transformam caixas em árvores, os ingleses constroem ginásios usando contêineres. E o que é mais incrível, em apenas três dias. Foi o que aconteceu na escola Dunraven, localizada na parte Sul de Londres. O projeto, desenvolvido pela firma de arquitetura Scabal, é o primeiro desse tipo no mundo.


Uma parede de contêineres foi transformada em vestiários e salas, enquanto no centro do grande ajuntamento de caixas fica o ginásio em que as crianças praticam esportes. Os arquitetos usaram as quatro cores primárias, muita luz e detalhes como janelas em ziguezague para descontrair o ambiente.

O prédio, que tem 8.200 metros quadrados, usou materiais sustentáveis como contêineres reaproveitados de navios, e paredes de policarbonato translúcido (o mesmo usado em estufas), que facilitam a entrada de luminosidade. O ginásio também conta com um sistema de coleta de água da chuva que abastece todo o campus.


A Dunraven tem uma longa tradição em construções amigas do verde. O site Inhabitat ainda destaca que mesmo tendo optado por uma obra pré-fabricada e ecologicamente correta, a escola gastou um terço do que teria gasto com uma construção tradicional.

Um comentário:

  1. fantástica ideia! Deveriamos fazer por aqui também!!

    abraços,

    carlos maciel

    ResponderExcluir