terça-feira, 10 de agosto de 2010

Apple registra patente da sua Smart Bike

No dia 5 de agosto o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos publicou um pedido de patente encaminhado pela Apple. Até aí, nenhuma grande novidade. Mas dessa vez a marca da maçã não está desenvolvendo um novo tablet ou smartphone, e sim uma smart bike.
A companhia, famosa por seus gadgets, criou um sistema inteligente para bicicletas que fornece ao usuário informações a respeito de sua velocidade, distância, tempo, altitude, inclinação, batimentos cardíacos, velocidade do vento, caminho e ritmo.


Se você está se perguntando aonde a Apple entra nisso tudo, a explicação vem agora: para funcionar o sistema precisa de um iPhone ou de um iPod Touch. Na realidade, não é muito diferente do funcionamento do kit Nike + iPod, que combina tênis de corrida com um aplicativo instalado em iPods Nano ou Touch para monitorar distância, tempo e batimento cardíaco do corredor.No entanto, o smart bike é mais completo, tem mais funções e ainda permite a troca de informações com outros ciclistas.


Ainda não se sabe exatamente como o novo equipamento vai funcionar, muito menos quanto vai custar. No entanto, a patente indica que independente da quantidade de sensores que serão necessários, o conceito geral da smart bike poderá ser aplicado a qualquer tipo de bicicleta, seja ela uma mountain bike, um modelo de speed ou BMX.

O usuário poderá mapear o seu próprio percurso ou conferir o trajeto percorrido por outros ciclistas para saber sobre sua distância ou grau de dificuldade. Além disso, o iPhone poderá indicar direções (direita, esquerda, subida) através do acesso a rotas já cadastradas. O Patently Apple prevê que no futuro o sistema poderá funcionar com serviços como o Google’s Street View que indicará pontos de referência, coordenadas e distâncias.

A patente indica que o iPhone ou iPod poderão, automaticamente ou em resposta a um comando, gravar vídeo, áudio, ou tirar fotografias do trajeto. O aparelho também permite que o usuário faça um review do percurso que pode ser acessado por outros ciclistas.


Os reviews podem incluir as condições da estrada, do tráfego e do clima, assim como o grau de dificuldade da pedalada e informações sobre a inclinação e a elevação do terreno. Os atletas também podem colocar comentários em formato de vídeo, áudio ou texto.

Para aprimorar o trabalho em equipe do grupo, o aparelho permite que os ciclistas se comuniquem entre si e também com pessoas que estão em outros lugares. Além de permitir a transmissão de mensagens de vídeo e texto, o aparelho possibilita a realização de videoconferências durante o passeio. O uso desses mecanismos facilita a coordenação das estratégias dos ciclistas em uma equipe de competição, por exemplo.

A Apple ainda não disse que nome vai dar para a smart bike, mas bem que ela podia se chamar iBike ou iBicycle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário