terça-feira, 17 de agosto de 2010

Swatch + Mercedes + Art



Smart em inglês significa esperto, mas também pode ser a união das iniciais das marcas Swatch e Mercedes somadas a palavra art. Além de ser bastante sonoro, o nome representa bem o que esse compacto urbano é, pois ele tem o estilo moderno dos relógios Swatch, aliados a tecnologia e a segurança típicas dos carros Mercedes-Benz, com um toque de arte contemporânea.

A ideia surgiu no final da década de 1980, quando Nicolas Hayek, fundador da relojoaria suiça, percebeu que podia desenvolver um carro usando as mesmas estratégias de produção e personalização de itens aplicadas na fabricação de seus coloridos relógios. Ele acreditava que a indústria automobilística ignorava um grande nicho de consumidores que queriam veículos pequenos e estilosos para andar na cidade.

Sabendo que seria difícil desenvolver, produzir e distribuir os carros sem a ajuda de uma montadora, Hayek saiu atrás de parceiros que já atuassem no ramo. Então, em 1994 foi firmada a parceria da Swatch com a Mercedes para que se iniciasse a produção em série do Smart. No final de 1998 o compacto já estava a venda na Europa, e nesse momento a fabricante de relógios já tinha saído da sociedade, deixando o controle da empresa totalmente nas mãos dos alemães.
 

Para conhecermos um pouco mais esse gadget sobre rodas, conversamos com Tiago Zanotelli, vendedor da Savar Auto. Ele nos levou para um test-drive e depois nos mostrou alguns dos diferenciais desse pequeno notável.

“Quem procura o Smart normalmente são pessoas que querem conforto e praticidade aliados a uma estética moderna. Além disso, o público quer um carro pouco poluente e que seja ágil no trânsito cada vez mais conturbado dos dias de hoje”, conta Tiago. Segundo ele, a idade dos compradores varia de 18 a 70 anos.

O Smart Fortwo, como diz o nome, é para duas pessoas. Mas engana-se quem pensa que por ser pequeno o carro não oferece conforto e segurança. Os passageiros têm um bom espaço para esticar as pernas e os bancos são bastante confortáveis. E mesmo nos modelos mais básicos o veículo conta com 2 airbags frontais, freios ABS, controle de tração e de estabilidade, som mp3 e ar condicionado com climatizador.


Uma curiosidade a respeito do carro é que ele não tem estepe, nem chave de rodas, nem macaco. Mas não se preocupe, se o pneu furar você não vai ficar na mão. Escondido embaixo do tapete do acompanhante fica o kit Tirefit. Ele possui um compressor que bombeia ar junto com uma substância líquida à base de borracha natural e látex para dentro do pneu. Quando o carro anda, a mistura esquenta e se “solda” ao pneu. A partir daí, o motorista pode andar 200 quilômetros a uma velocidade máxima de 80 km/h até encontrar um borracheiro.

Conectado com os conceitos de tecnologia de ponta, o Smart foi o primeiro carro a ter um aplicativo próprio para iPhone. A marca também é muito preocupada com a sustentabilidade e a preservação do meio-ambiente.
“Esse carro é feito com materiais recicláveis. Aém disso, a Smart é a única fábrica do mundo com um processo de produção totalmente limpo, que faz com que a fabricação do carro emita o mínimo de resíduos tóxicos na atmosfera”, explica Zanotelli.


Para se ter uma ideia do tamanho do Smart, ele é mais de um metro menor que um  Palio. Enquanto o compaco da Mercedes tem 2,69 de comprimento, por 1,56m de largura, o Fiat tem 3,83m de extensão por 1,63 nas laterais. O carro também é bastante leve.

Segundo Tiago, “outro diferencial do Smart é que ele não tem o pedal de embreagem, o que é bastante útil no arranca e para dos engarrafamentos. É um conforto a mais para o motorista”.

No final da entrevista ele pergunta, “Então, você está preparado para abrir sua mente?”

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog do contemporaneo, sou leitor frequente !!!

    abraços a equipe.

    marco neves

    ResponderExcluir
  2. Sou do Maranhão e me apaixonei pelo Smart. Como em São Luis não ha revenda, e tenho interesse para aquisição do mesmo, a quem devo dirigir-me para saber preço e quem responde pelas revisões dos veículos vendidos para clientes do nosso estado?

    Abraço,

    Marcia-São Luis-MA.

    ResponderExcluir