segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fones espaciais

Se você é daqueles que não tira o fone de ouvido nem para trabalhar, precisa conhecer o som binaural. O sistema oferece uma imersão sonora superior a do home-theater, usando apenas fones comuns.

Isso ocorre graças a uma técnica de gravação que usa dois microfones afastados 18 centímetros um do outro, cada um funcionando como se fosse os nossos ouvidos. Esse afastamento simula a zona neutra que existe entre nossas orelhas, o que permite uma captação mais real do som. Em gravações mais elaboradas, são colocados microfones de alta sensibilidade dentro do molde de uma cabeça humana. Desse modo, é simulado todo o caminho percorrido pelas ondas sonoras através de nosso sistema auditivo e temos a impressão que o som está vindo de vários pontos diferentes.

Segundo o site Submúsica, “esse é o segredo do tal efeito”. O sistema simplesmente estimula o processamento natural do cérebro, que distingue variações de força, tom e equalização, e calcula, automaticamente, a posição e a distância do que é escutado.

E o mais interessante é que a experiência só ocorre quando usamos fones de ouvido. Com caixas de som tradicionais o nosso aparelho auditivo funciona de maneira convencional e o efeito espacial se perde.

Apesar de parecer novidade, a gravação bináurea foi inventada em 1881. Na década de 1920 uma rádio americana chegou a transmitir concertos usando esse sistema, mas como naquela época ainda não havia transmissões em estéreo, ela transmitia o canal esquerdo em uma estação, e o direito em outra. Isso tornava necessário que o ouvinte tivesse dois aparelhos, o que era caro demais naquele tempo e acabou fazendo com que o binaural não se popularizasse.
Atualmente o efeito espacial tem sido muito usado pela indústria cinematográfica na masterização sonora dos filmes.

Mas melhor do que explicar, é demonstrar como funciona na prática esse tal som binaural. Para isso, você pode ouvir uma demo do sistema de gravação chamada “Luigi’s Virtual Haicut”, que simula uma ida a um engraçado barbeiro italiano e as suas conversas com seu assistente Manuel. Vale a pena conferir, e não esqueça de colocar os fones de ouvido.

Para ouvir mais gravações binaurais e entender do que estamos falando, entre aqui e surpreenda-se.

2 comentários:

  1. excelente post, vou conferir!

    abraço,

    Juliano Mattos

    ResponderExcluir
  2. O que mais espanta é que sistema foi inventado há dois séculos.

    ResponderExcluir