quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A caixa que vira árvore


Imagine se as caixas dos produtos que você compra pela internet em vez de virarem lixo se transformassem em árvores? O micologista americano Paul Stamets, fundad
or da Fungi Perfecti, transformou isso em realidade com a Life Box. A embalagem é feita com papel reciclado e, em suas fibras, foram inseridas centenas de sementes de árvores pré-germinadas, salpicadas com esporos de fungo.

Para plantar, você só precisa molhar a caixa, picotá-la em pedaços e seguir as instruções que estão no site da Lifebox. “Nós estimamos que a cada 100 árvores plantadas, uma sobreviva por mais de 30 anos. Em média, uma árvore de 30 anos pode absorver uma tonelada de carbono”, explica Stamets. A ideia de empresa é que as embalagens contenham sementes adequadas ao local de destino da encomenda.


Em março de 2010, a Fungi Perfecti ganhou o Green Packy Award. O prêmio considerou que a Life Box engloba os três princípios fundamentais do empacotamento responsável, que são: transparência, princípios ecológicos e responsabilidade estendida do produtor.


O novo livro de Al Gore, “Our Choice”, já vem na embalagem criada por Staments.


Aprovada pelo Ministério da Agricultura americano para o plantio em todos os estados dos Estados Unidos e no Canadá, a caixa inteligente ainda precisa ser aprovada em outros países para ser enviada ao exterior. O motivo da precaução é o risco de espalhar espécies de plantas não nativas nessas regiões, o que além de ser arriscado ao meio ambiente, iria contra os princípios da companhia.



Desde a criação da Life Box, mais de 4.716.164 sementes de árvore foram colocadas nos sulcos das caixas. A empresa oferece embalagens para produtos como pizza, sapatos, livros, cds e dvds.

Nenhum comentário:

Postar um comentário