segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cientistas ingleses criaram a Água Seca


Parece uma contradição, mas pesquisadores ingleses criaram a água “seca”. A invenção lembra açúcar refinado e, segundo o Telegraph , pode revolucionar a maneira como os materiais químicos são usados.

A pesquisa foi apresentada pelo Dr. Ben Carter, da Universidade de Liverpool, no 240o Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, realizado em Boston na semana passada.

Cada partícula da substância contém uma minúscula gota de água, que é envolvida por uma cobertura de sílica (arenosa). Na realidade,  a água desidratada é composta 95% por água “molhada”.

Os cientistas acreditam que a novidade pode ser usada no combate ao aquecimento global, já que a substância consegue absorver e aprisionar o dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Testes mostram que o poder de absorção da água “seca” é três vezes maior que o da água “comum”.

A invenção inglesa também é muito eficiente no armazenamento de metano (principal gás usado na produção do Gás Natural Veicular ), e ainda expande o potencial energético do gás natural.

Outra aplicação demonstrada pela equipe do Dr. Carter é o uso da água desidratada como catalisador para acelerar reações entre o hidrogênio e o ácido maléico. Essa mistura produz ácido succínico, um material bastante usado para fazer remédios, ingredientes para alimentos e outros produtos.

Normalmente o hidrogênio e o ácido maléico precisam ser misturados juntos para produzir ácido succínico. Mas isso não é necessário quando se usa partículas de água seca contendo ácido maléico, o que torna o processo mais ecologicamente correto e eficiente do ponto de vista energético.

“Se você pode remover a necessidade de misturar essas reações, então você está fazendo uma considerável economia de energia”, explica Dr. Carter.

Segundo pesquisadores, a tecnologia pode ser adaptada para criar combinações “secas” de dois ou mais líquidos não misturáveis, como água e óleo. A novidade também deve permitir a produção de emulsões “secas”, muito úteis para o armazenamento e transporte de líquidos perigosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário