quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vendas coletivas viram febre no Brasil

Quando surgiu, em final de março, o Peixe Urbano foi o primeiro site de compras coletivas a operar no Brasil. Hoje em dia já existem 10 empresas atuando no país, e o forte crescimento do mercado está atraindo o interesse de investidores estrangeiros.


O modelo de negócio surgiu nos Estados Unidos em 2008 com o Groupon, que segue sendo referência mundial em vendas coletivas.


Os sites normalmente funcionam da seguinte maneira:
- O usuário se cadastra e informa sua cidade e o seu email.
- Ele passa a receber diariamente informações sobre descontos na sua cidade (em geral superiores a 50%).
- Caso um número definido de compradores na cidade seja atingido, os descontos passam a valer.
- O site recebe uma comissão sobre as vendas efetivadas.

Ao lado das ofertas, os sites colocam um relógio marcando quando tempo falta para a promoção terminar. Os compradores usam sites de relacionamento como o Facebook para conseguirem o número suficiente de pessoas para as ofertas. Quando o número mínimo de compradores não é atingido, a venda não é efetivada.

Os sites oferecem descontos em lugares como hotéis, restaurantes e salões de beleza. É um modelo de negócio que funciona localmente, através de parcerias entre o portal e os estabelecimentos da cidade.

O Peixe Urbano não revela quantos usuários já foram, mas seus criadores afirmam que o número mais que triplicou de março para cá. Essa grande aceitação do público brasileiro chamou a atenção de grupos estrangeiros.

O Groupon, empresa americana pioneira no ramo, lançou no final de junho o site Clube Urbano, com investimento inicial de cerca de US$ 15 milhões. A companhia, que atualmente opera apenas na capital paulista, quer estar em mais de 30 cidades do país, entre elas Porto Alegre, dentro de quatro meses.

Outro site que nasceu com recursos estrangeiros, o Clickon, está presente em São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba e chega nas próximas semanas a Recife, Brasília, Salvador, Rio e Porto Alegre.

O grupo estreou em maio e já conta com mais de 200 mil clientes. A meta é que o número de usuários chegue a um milhão até o final do ano. O investimento de R$ 17 milhões foi feito pelo empresário alemão Klaus Hommels, também investidor dos sites Skype e Facebook.

Florian Otto, presidente do Clube Urbano, está bastante confiante na expansão do negócio no país. "Nos EUA, já há 200 sites. Acredito que o Brasil pode ser nosso segundo maior mercado em um ano", disse ele para a Folha de São Paulo.

Em Porto Alegre já estão funcionando o Peixe Urbano e o Oferta Única. Clube Urbano e Clickon anunciam que em breve estarão operando por aqui.

A gente aqui já fez uso dos sites de compra coletiva e aprovou. “Consegui preços muito bons para restaurantes de sushi no Peixe Urbano”, disse um de nossos colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário