quinta-feira, 3 de junho de 2010

A cerveja é o novo vinho .

Aqui no Brasil a moda já pegou, mas nos Estados Unidos o pessoal está levando o assunto realmente a sério. Estamos nos referindo à febre das cervejas artesanais, que ganham cada vez mais espaço no gosto e no coração dos cervejeiros.

Uma matéria publicada no The New York Times conta que no estado do Oregon e no norte da Califórnia, região famosa pelos seus vinhos, o número de bares de degustação de cerveja não para de crescer. Ficar indeciso na hora de fazer o pedido no Beer Revolution, em Oakland, é algo totalmente aceitável, já que além de servir alguns dos melhores rótulos do mundo, o bar oferece uma carta de cervejas raras e exóticas que muda diariamente.  Por isso, ao simpatizar com alguma cerveja, o cliente não deve deixar de prová-la,  pois corre o risco de ficar meses sem encontrá-la novamente.

Segundo Rebecca Boyles, proprietária do bar, “há um grande movimento de cervejas artesanais, cada mês abre uma nova microcervejaria artesanal abrindo”. Para seu marido e sócio, Mark Martone, “há literalmente uma revolução da cerveja (beer revolution) acontecendo”.
Hillary Safarik, uma freqüentadora do lugar, analisa a situação: “antigamente era um monte de caras bebendo cervejas comuns no bar, mas as coisas mudaram. A cerveja se tornou o novo vinho”, define ela.


E o Beer Revolution é apenas um dos inúmeros exemplos que estão se difundindo pelas bandas da América do Norte. 

Aqui em Porto Alegre, o movimento dos cervejólogos ganha força a cada dia. Além da multiplicação de lugares onde as cervejas feitas a mão são ofertadas, no último dia 5 de junho foi realizado o 5° Encontro Nacional de Cervejas Artesanais, reunindo um grande público interessado em degustar loiras, ruivas e morenas.

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