O governo indiano apresentou na semana passada um tablet popular que vai custar apenas U$ 35. A expectativa é que o preço do Sakshat ainda baixe para U$20, e no futuro chegue ao incrível valor de U$ 10.
De acordo com o Mashable, os relatos sobre o produto ainda variam bastante. Mas uma coisa é certa, ele é portátil e possui touchscreen.
Segundo o Indian Express, o aparelho possui navegador de internet, leitor de PDF, editor de texto e media player. O tablet ainda tem conexão Wi-Fi, 2 GB de memória RAM e faz videoconferência, tudo isso usando a plataforma aberta Linux.
O projeto é um antigo sonho do ministro para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos da Índia, Kapil Sibal. “Isso é parte de uma iniciativa nacional para levar adiante a inclusão educacional. As soluções do amanha emergirão da Índia”, diz ele com orgulho.
A melhor parte para os estudantes indianos é que através do Sakshat eles poderão acessar os mais de 500 cursos online já disponíveis no país. Estima-se que as faculdades locais disponibilizem mais 1100 cursos via web nos próximos meses.
Muitos fabricantes ao redor do mundo já manifestaram interesse em produzir o aparelho, mas por enquanto nenhum acordo foi fechado até o momento. A previsão é que o produto chegue ao mercado em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário