O equipamento foi desenvolvido para abastecer o Honda FCX Clarity e outros veículos movidos a hidrogênio. O sistema usa painéis solares para fornecer energia a uma máquina do tamanho de um mini refrigerador, que absorve o H2O e reparte a sua molécula em gases de hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio é então bombeado diretamente para o carro, que usa o gás para gerar a eletricidade que fará o seu motor elétrico funcionar. Sem combustíveis fósseis, sem poluição, sem sobrecarga na rede de energia, e o que é melhor, o usuário realiza todo o processo sem sair de casa.
Outros carros abastecidos com hidrogênio já existem. Fabricados pela GM, Toyota e Mercedez, eles estão disponíveis somente para leasing, assim como o Clarity. A maioria dos usuários está localizada em zonas geográficas específicas, onde existem postos de abastecimento do gás. A escassez desses postos é vista como uma das maiores barreiras para a adoção em massa dos carros.
Das 21 estações de hidrogênio existentes na Califórnia, apenas seis estão em atividade. O custo de instalação é quase o mesmo dos postos de gasolina, entre um e dois milhões de dólares, disse para o Los Angeles Times um representante da Honda.
Na opinião de Tim Brown, pesquisador na área de transporte sustentável da Universidade de Irvine, os veículos evoluíram mais rapidamente que os fornecedores de combustível. Segundo ele, se sua distribuição geográfica for otimizada, 8 estações de hidrogênio garantem o mesmo nível de serviço de 34 postos de gasolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário