segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Foodspotting, o aplicativo para quem é bom de garfo

O Foodspotting é uma plataforma que ajuda os comilões a compartilharem e encontrarem dicas de comidas deliciosas. O serviço é uma mistura de Flickr com Foursquare, e que tem finalidades gastronômicas. Mas não se trata de recomendações de bons restaurantes, e sim de sugestões para encontrar o melhor prato, seja ele um sushi ou um burrito.



O aplicativo permite que o usuário tire uma foto de um prato que tenha gostado, faça uma descrição da comida, e então indique no mapa onde fica o restaurante. Depois que o material é postado no site, qualquer usuário pode ter acesso a ele.

As pesquisas podem ser feitas por localização geográfica (restaurantes na sua vizinhança) ou pelo tipo de comida (italiana, mexicana, japonesa, etc…). Você também pode procurar pelos pratos que receberam as melhores avaliações ou pelos que foram adicionados mais recentemente.


A plataforma também funciona como rede social. Os usuários podem adicionar amigos para saberem que lugares eles têm frequentado e o que eles têm comido. E aqueles que mais contribuem para o site ganham pontos ("gorjetas") que valem na vida real.

O aplicativo oferece guias feitos por chefs renomados, como Anthony Bourdain, e outros organizados por gourmets amadores. As cidades com o maior número de dicas são Nova York, San Francisco, Tokyo e Los Angeles. Alguns restaurantes brasileiros já aparecem no site, e a maioria deles fica nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro .

“As pessoas que postam comida, os ‘foodspotters’, já são 50 mil. E nós  temos 200 mil usuários do aplicativo ao todo. Algumas pessoas já postaram 2 mil coisas e outras algumas centenas. Nós ficamos surpresos com a quantidade de conteúdo que uma única pessoa pode gerar”, contou Alexa Andrzejewski, fundadora do Foodspotting, para o ReadWriteWeb.

O aplicativo tem versões para iPhone, iPod Touch e iPad. Ele pode ser baixado gratuitamente na iTunes Store.

Nenhum comentário:

Postar um comentário