quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Final de uma era


A Sony comunicou esta semana que não vai mais produzir nem vender o Walkman de fita cassette no mercado japonês. Quando as últimas unidades forem vendidas, não haverá reposição. O aparelho é uma espécie de avô do iPod, e com o anúncio, a marca japonesa declara o fim de uma era.

Lançado em 1979, o Walkman é considerado o primeiro equipamento de som portátil. E a sua portabilidade, somada à privacidade proporcionada pelos fones de ouvido, acabaram revolucionando a forma das pessoas ouvirem música.


Pela primeira vez era possível ouvir os seus cantores preferidos onde quer que se estivesse, não importando se você estava correndo em um parque ou na poltrona de um avião.

O aparelho vendeu mais de 200 milhões de unidades ao redor do mundo e acabou virando sinônimo de tocador portátil de música.

Mas com o passar dos anos o Walkman foi perdendo espaço: primeiro para os CD players, como o Discman, da própria Sony – nos anos 1990 -, e depois para os tocadores de MP3, como o iPod – nos anos 2000.

 
O Walkman foi a grande criação de Nobutoki Kihara, um engenheiro da divisão de áudio da Sony que recebeu uma tarefa de Akio Morita, presidente da empresa. A missão do empregado era desenvolver um aparelho que ajudasse o executivo a passar o tempo em suas frequentes viagens de negócios, ouvindo suas óperas favoritas.

Apesar de ter tirado os Walkmans de fita cassette do mercado japonês, a Sony anunciou que continuará vendendo os aparelhos em alguns países da Ásia e do Oriente Médio, onde ainda existe alguma demanda pelos tocadores analógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário