segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Plástico verde no Polo de Triunfo

A Braskem inaugurou na última sexta-feira a maior fábrica de plástico verde do mundo. A unidade, que fica no Polo Petroquímico de Triunfo, tem capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano. Esse volume representa 12% do total de polietileno produzido anualmente pela empresa, que é líder mundial em química sustentável. O investimento no projeto foi de 500 milhões de reais.

Além de ser produzido com a cana-de-açúcar, uma matéria prima 100% renovável, o plástico verde ajuda a reduzir as emissões de carbono. Para cada quilo de polietileno verde produzido, estima-se que 2,5 quilos de carbono são retirados da atmosfera. Isso ocorre porque a cana-de-açúcar retira gás carbônico da atmosfera para produzir a sacarose que dá origem ao etanol.

 
Para se ter uma noção, a produção de um quilo de plástico comum, feito com petróleo, emite 2,5 quilos de carbono na atmosfera.

Mas apesar de ser produzido de maneira ecologicamente correta, o plástico verde não é biodegradável. Se for jogado na natureza, ele vai levar o mesmo tempo que o polietileno comum levaria para se decompor. Mas segundo a empresa, o produto pode ser reciclado como qualquer outro plástico.

A Braskem não divulga quanto a novidade vai custar, mas o mercado estima que o preço da resina sustentável seja até 30% maior que o da convencional. Mesmo sendo mais caro, dois terços da produção da nova fábrica já estão com as vendas garantidas. Aproximadamente 70% do material vai embarcar para o exterior, principalmente para Europa, Japão e Estados Unidos. Segundo a petroquímica, empresas como Natura, Procter & Gamble, Tetra Pak e Johnson & Johnson fizeram encomendas do produto.

 
O plástico verde tem as mesmas propriedades e aparência de um polietileno comum. Por isso ele pode ser aplicado na fabricação de qualquer produto que usa esse tipo de polímero: frascos, embalagens, sacolas, peças de automóveis e móveis. A semelhança é tão grande que, para diferenciá-lo, a empresa vai colocar um selo onde se lê  "I'm Green" (Sou Verde, em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário