quinta-feira, 9 de setembro de 2010

iPad na sala de aula

Em vez dos tradicionais livros, cadernos e canetas, 40 estudantes da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, estão levando apenas um iPad para a sala de aula. Todo o material que eles precisam para ler e fazer anotações está disponível no aparelho. No entanto, há uma razão para os alunos estarem usando o tablet – e não é apenas para economizar papel.

 

O curso faz parte de um estudo inédito sobre e-readers que a Universidade está desenvolvendo, e que terá um ano de duração. “A iniciativa ficou conhecida como as aulas do iPad”, explica Corey Angst, professor da instituição. Ele está ministrando a primeira parte do curso, que analisa o uso do tablet da Apple.


Angst escreveu sobre o projeto no site da Notre Dame. “Nós queremos saber se os estudantes acham o iPad útil e como eles pretendem usá-lo. Eu quero que eles me digam, ‘eu achei esse ótimo aplicativo que faz isso e isso. Eu quero esse por ele ser orgânico’. Nós temos um grupo de discussão online em formato Wiki onde os estudantes podem compartilhar suas ideias”.

Vários pontos serão avaliados ao longo do curso, incluindo criação, distribuição, consumo e o grau de utilidade de materiais eletrônicos em um ambiente acadêmico. A Universidade espera que um estudo como esse ajude a tornar a leitura, as anotações e o compartilhamento de conteúdos eletrônicos em algo simples e barato. Isso além de facilitar a vida de alunos e professores, contribuiria para a criação de um “ecossistema de publicações digitais”.

Segundo Paul Turner, coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação da Notre Dame, os eReaders se alinham com o desejo de mestres e alunos de reduzir o consumo de papel. “Mas há vários outros tópicos que nós queremos entender antes de decidir quando e onde aparelhos como o iPad podem substituir os livros e outros materiais escolares feitos com papel. Trabalhando com pesquisadores como o Professor Angst, temos a oportunidade de estudar como os alunos, em várias disciplinas, adotam os eReaders e se adaptam ao seu uso”,  explicou Turner ao Inhabitat.

Ao término do curso, os alunos terão que devolver os tablets para a Universidade. No entanto, durante o período letivo os estudantes são estimulados a explorar ao máximo as funções do aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário