sábado, 24 de julho de 2010

Turismo nas estrelas



A SpaceShipTwo (VSS Enterprise), nave da empresa de turismo espacial Virgin Galactic, fez seu primeiro voo tripulado na semana passada. A viagem, que durou 6 horas e 12 minutos, ocorreu sobre o deserto de Mojave, na Califórnia. 
A tripulação não tentou atingir o espaço, e durante todo o tempo a VSS ficou firmemente acoplada a sua nave mãe, a WhiteKnightTwo VMS Eve. Funcionários da Virgin declararam que os dois tripulantes usaram a viagem para avaliar todos os sistemas e funções da nave. Além disso, sensores automatizados e equipes em terra conduziram minuciosos testes dos equipamentos.


“Objetivos alcançados. Parabéns para toda a equipe”, disse a Virgin Galactic em seu website.


Três outros tripulantes voaram a bordo da nave mãe Eve, que foi projetada para carregar a Space Ship Two a uma altitude de 50.000 pés (15.240 metros). Quando atinge esse ponto, a espaçonave se solta e aciona o seu motor híbrido de foguete para alcançar o espaço suborbital. 


A Space Ship Two foi construída para carregar oito pessoas, seis passageiros e dois pilotos, em voos suborbitais que alcançam o espaço durante alguns minutos. No entanto, a nave não chega a entrar na órbita terrestre.


A viagem proporciona uma visão da escuridão do espaço, tendo embaixo, como pano de fundo, o brilho da Terra. Além dessa vista impressionante, o passageiro pode vivenciar a experiência de se sentir sem peso algum. As passagens custam 200 mil dólares por pessoa.


A VSS Enterprise é a primeira de uma frota de naves espaciais que a Virgin Galactic pretende montar. O nome é uma homenagem à nave da série de ficção-científica Jornada nas Estrelas. Enquanto os primeiros voos de teste estão sendo realizados no deserto de Mojave, a companhia está construindo um terminal de turismo espacial em Spaceport América, no Novo México.


A Galactic faz parte do conglomerado Virgin, de propriedade do excêntrico e genial bilionário inglês Richard Branson. O grupo também atua em áreas como finanças, transportes aéreos e ferroviários, entretenimento, turismo, mídia e academias de ginástica.

2 comentários:

  1. Só podia ser obra do Sir. Branson!!!

    Cassio

    ResponderExcluir
  2. Ao invès de gastar com um carrão, não seria mais legal comprar esse tipo de viajem???

    Ai vai da aventura de cada um, no que dependesse de mim...continuama com meu clio e invetia tudo nessa trip. ahahahahahahahahahaha

    Marta Sanshes Oliveira

    ResponderExcluir