quinta-feira, 1 de julho de 2010

Robin Hood pode salvar o Golfo do México

O ator Kevin Costner, famoso por filmes como Robin Hood, Waterworld e O Guarda-Costas, agora se tornou um herói na vida real. Isso porque ele financiou o desenvolvimento de uma máquina que pode ser a salvação para o desastre ecológico causado pelo vazamento de óleo da British Petroleum no Golfo do México.


Após um pronunciamento do ator diante do Congresso dos Estados Unidos, a petroleira encomendou 32 centrífugas produzidas pela empresa de Costner.

O equipamento separa a água do petróleo, purificando até 97% do líquido contaminado. As máquinas, que pesam cerca de 2 toneladas, podem ser levadas até o local do vazamento por barcos de pesca. O modelo maior, o V20, limpa 200 galões de água por minuto. Uma vez feita a separação, o óleo é armazenado em tanques. O equipamento pode remover 2 mil barris de petróleo por dia.


A máquina foi desenvolvida durante 15 anos pela Ocean Therapy Solutions, empresa financiada por Costner, que colocou mais de US$ 20 milhões do seu próprio bolso no projeto. Entre os cientistas envolvidos no projeto está o irmão do ator, Dan Costner.

Estima-se que o vazamento despeje 40.000 barris de óleo nas águas do golfo a cada 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário